Quer saber qual a melhor opção para o seu veículo?
Com o avanço da tecnologia dentro da indústria automobilística, novas ferramentas e serviços surgem para melhorar o desempenho nos motores. Essas alterações conseguem proporcionar maior potência, torque e aceleração.
Digamos que hoje o que temos em nossas mãos são computadores sobre rodas – e não apenas veículos. A central eletrônica (ECU) controla praticamente o carro todo, como se fosse um cérebro, indo desde a injeção de ar/combustível que é enviada para o motor, até o painel de mídia do som do veículo.
Hoje no mercado existem diversas maneiras de conseguir isso, por isso separamos esse conteúdo para esclarecer a diferença entre reprogramação de injeção eletrônica e chipagem. Quer saber qual a melhor opção para o seu veículo? Continue lendo este post!
O QUE É CHIP DE POTÊNCIA
Chip é uma peça externa que é instalada no carro para “aumentar a potência”. Todo carro vem original de fábrica com limitações na força do motor, o chip de potência faz com que essa reserva de força seja liberada, destrava.
Hoje no mercado existem diferentes marcas, modelos e estilos de chip o que pode deixar muita gente confusa. Essa peça é instalada de maneira bem fácil e simples, alguns modelos já vem até com instalação plug and play (só conectar os cabos e já está funcionando), porém o que talvez você não saiba é o que o chip faz no seu carro exatamente.
COMO FUNCIONA
O chip de potência altera os sensores do seu carro. Ele “engana” as informações que são passadas para a Central de Injeção Eletrônica (ECU). E o chip você consegue mexer poucos parâmetros do carro. Com um remapeamento muitas variáveis podem ser mexidas para obter o melhor resultado em performance.
Não confunda chip de potência com remap (remapeamento) pois são duas coisas diferentes. Enquanto o chip é uma peça física, externa que é instalada no seu veículo, o remap é um serviço que é feito no seu carro.
O QUE É CHIPAGEM?
É a instalação de um chip, um módulo externo, no carro para enganar as informações que são enviadas para a central. Ele obtém os valores que são recebidos dos sensores do carro, muda essas informações recebidas e envia esse sinal alterado para a central eletrônica.
Um chip de potência, como o próprio nome já diz, atua diretamente na potência do motor, então ele altera os sensores para parecer que estão mais baixos: o carro então solta mais potência.
O chip de pedal, que é responsável por melhorar o tempo de resposta do acelerador funciona mais ou menos assim: O motorista pisou 50% do acelerador e ele envia o sinal para o carro como se tivesse pisando 70% – o carro vai achar que o motorista pisou a mais e vai responder mais cedo.
O QUE É REMAP (REPROGRAMAÇÃO DE INJEÇÃO ELETRÔNICA)?
Já na reprogramação de injeção eletrônica, é feito uma alteração no comando do veículo. Os códigos são reescritos e reprogramados para otimizar o carro, aumentando a potência do motor e o torque.
Os valores dos mapas são alterados de forma real. Assim a Central Eletrônica coordena de forma precisa todos os valores, que estão contidas em seu novo código que foi reprogramado.
Para saber tudo sobre reprogramação de injeção eletrônica, recomendamos a leitura desse O que é reprogramação de injeção eletrônica? onde abordamos tudo sobre Remap.
REMAP X CHIPAGEM: QUAL A DIFERENÇA?
A principal diferença entre remap x chipagem é que enquanto a chipagem é um sistema que engana a ECU, no Remap as tabelas são reprogramadas. Na chipagem, seu veículo pode apresentar falhas após um período de uso, devido ao tempo que sua Central ficou recebendo informações erradas e teve que ficar corrigindo os sensores.
O Remap é bem mais seguro, não deixando brecha para leituras erradas ou correções excessivas. Na Strike Brasil, por exemplo, os engenheiros que fazem o programa que colocaremos em seu carro são os mesmos que fazem os programas para os SAFETY CAR da Fórmula 1 da etapa da Itália!
O RESULTADO É O MESMO ENTRE REMAP X CHIPAGEM?
Não, o resultado do Remap é bem superior.
O chip de potência, por exemplo, vai conseguir mudar a releitura de uns dois ou três sensores, pressão de turbo, pressão de injeção de combustível e o tempo de injeção de combustível. São duas ou três alterações pontuais que o chip faz e chega no resultado enganando seu carro.
Com a reprogramação de injeção eletrônica, é possível mexer e mudar os códigos de inúmeros pontos do carro e entregar um resultado muito mais uniforme, sem enganar o carro.
Com o Remap é possível fazer coisas que com o chip se tornam muito difíceis, como é o caso de desligar um catalisador, desligar um Filtro de partículas (DPF), ligar um ciclo de funcionamento de uma válvula EGR, desligar limitador de velocidade. Essas coisas não se consegue com chip de potência, por exemplo.
QUAL É MELHOR: REMAP X CHIPAGEM?
Diferentemente da chipagem, na reprogramação não é necessária nenhuma instalação de peça externa ao veículo pois ela é feita no software (computador cérebro) na própria injeção eletrônica, isso também acaba oferecendo um maior ganho de potência, torque e mais eficiência em aceleração e autonomia.
Nós sempre priorizamos o serviço do Remap, mas em situações onde ainda não existe uma programação para alguns veículos, nós optamos por lançar um Chip para que todos nossos clientes possam ter uma melhor performance em seus carros. Como é o caso do chip da Hilux 2020.
O Remap acaba sendo mais seguro quando o assunto é longevidade do sistema pois durante os novos softwares são desenvolvidos sempre dentro da margem de segurança do veículo/máquina. Jamais colocaremos potência e torque excessivos que possam danificar prematuramente o conjunto.
REMAP NÃO É TUDO IGUAL
A Strike Brasil é a maior autoridade em Remap (reprogramação de injeção eletrônica) da América Latina, contando com mais de 35 unidades espalhadas pelo Brasil, Bolívia e Paraguai. Nossos mapas são desenvolvidos por uma equipe especializada de engenheiros europeus, altamente treinada e que segue um rigoroso padrão de qualidade.
Quer deixar o seu veículo mais potente com o nosso remap?